O que a liderança tem a ver comigo?

Você necessita de iniciativa para conquistar as suas metas?
Você produz mais resultados quando está motivado?
Você percebe que seu exemplo, e não somente suas palavras, inspiram as pessoas?
 
Essas são algumas das competências de um líder.
 
A ótima notícia é que estas características podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa: mães e pais (mesmo com suas mil e uma tarefas diárias), estudantes, colaboradores de empresa, empreendedores, e até mesmo pelas crianças.
 
A liderança não é necessária somente nas organizações, no governo ou em times esportivos. A liderança se expressa no dia a dia, em cada ação e interação com o mundo, através de suas escolhas.
 
Hoje “Líder” não é só o adjetivo do seu chefe. Praticamos a liderança na família, no grupo de amigos, na equipe de trabalho, na escola.
 
Liderança Positiva Mulher
Mas como começar?
A primeira escolha para uma vida mais consciente é sair da zona de conforto.
Comece por observar os seus hábitos.
Eles estão de acordo com o que você quer realizar?
 
Um exemplo simples é o cuidado com a natureza: se eu gosto da natureza e acredito que apoio iniciativas sustentáveis, mas não separo o lixo na minha casa, essa atitude é congruente com a minha visão? Não, não mesmo.
 
Então, é por aí que você começa, por pequenas ações diárias que inspiram outros: separar o lixo, sorrir e cumprimentar as pessoas na rua, parar de reclamar (e buscar ter pensamentos mais positivos), pedir desculpas e reconhecer os seus erros, reconhecer a beleza na diversidade da vida.
 
Essa postura não é somente uma mudança externa. A mudança de hábitos reflete a sua transformação interna: lhe confere mais autoconfiança, compaixão, motivação e iniciativa.

Por isso, a Autoliderança é o primeiro passo: seja consciente de seus pensamentos, palavras e ações e do seu impacto no mundo. Através desta estrutura sólida, o seu exemplo se torna inspirador e verdadeiro.
 
E agora, ficou mais fácil se ver como um líder, não é mesmo?
 
Aproveite para agir hoje! Escolha uma pequena ação para transformar na sua vida. Uma simples mudança de postura e pronto. Você estará não só transformando a sua vida, mas contribuindo para um mundo mais consciente.

Escrito por: Marília Nigaru - Consultora de: Projeto de Vida para Mulheres, Comunicação Assertiva e Feedback, e Iridologia.
Marília é Bacharel em Naturologia Aplicada e Consultora de Projeto Pessoal e de Equipes. Produtora e Treinadora da Escola de Liderança pela Organização Cóndor Blanco Internacional. O enfoque de sua consultoria é despertar o potencial da mulher líder e empreendedora, através do desenvolvimento de competências e de planejamento estratégico.